"Para existir grandes escritores, devem existir grandes espectadores também."

segunda-feira, maio 31

Escolhas


Ou é isso, ou é aquilo. Era uma frase torturante pra mim, soava como se eu não estive à altura do isso e do aquilo juntos, teria que ser parcial, escolhido. E então eu me perdia entre o isso e o aquilo todas as vezes, mas depois de pesar os prós e contras, o isso ou o aquilo me bastavam. Não fora tão difícil, era apenas isso ou aquilo. Mas mesmo sendo tão simples, meu drama era indispensável, escolher coisas era tão difícil. Passou a ser fácil quando a necessidade de escolha se focou em pessoas, terrível. Como podia eu escolher entre pessoas? Ou esse ou aquele. Quem era eu pra pesar esses tais prós e contras? Não podia ser mais como as coisas, agora isso depois aquilo. Escolher pessoas é uma tarefa muito mais complicada, também pelo fato de não poder ser agora esse depois aquele. É uma escolha muito mais definida, dolorosa. Mas que culpa a gente tem de ter de escolher? Afinal, porque justo a gente? Agora eu estava à altura desse e daquele, e por isso era algo mais terrível ainda. Eles estavam à minha altura, recíproco. Não escolhemos pessoas por estarem à nossa altura ou não. Selecionamos pessoas por estarem à nossa altura ou não, mas escolher vai muito além da altura, tende à necessidade. Qual você pode viver sem? Parece mais torturante ainda quando usa-se essa questão. Então qual compensaria a falta do outro? É terrível, ainda mais terrível do que selecionar, escolher. Agora é decidir, assim como em todos as disputas com ou sem sentimento. Com ou sem rivalidade. É terrível escolher, e o peso gigante que fica sobre nossas cabeças só não é maior do peso daqueles que estão prestes à serem escolhidos. É triste ser escolhido, mais triste ainda não ser. A rivalidade é triste, as escolhas também. Mas são justamente elas que fazem quem somos. E o quem somos nos faz ir pra onde vamos. O mundo é uma fila indiana de escolhas, um escolhido atrás do outro. O escolhedor na frente do escolhido. O Mundo é movido por essas tais escolhas, então não seja tão severo, pra ter de escolher, antes tem de ser escolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário